Na hora de vender o carro, é preciso ficar atento para fazer um bom negócio e evitar dores de cabeça. Depois de tomada a decisão de revender o veículo, no entanto, é comum que o proprietário tenha dúvidas sobre onde anunciar, uma vez que existem várias opções, como algum site de venda de carros, concessionárias e venda particular, entre outras.
Acontece que, quando essa decisão não é bem pensada, geralmente a escolha feita não é a melhor, pois corre-se o risco de ter problemas que resultam em prejuízos. Neste artigo, vamos falar sobre 5 desvantagens apresentadas na modalidade de revenda de carros em sites de anúncios, assim como boas soluções que podem resultar em bons negócios. Continue a leitura e acompanhe.
1. Falta de segurança nas negociações
A internet, sem dúvidas, é uma aliada importante na realização de negociações, uma vez que potencializa a capacidade de anúncio e amplia muito o alcance da sua oferta. Porém, se por um lado esse recurso se apresenta como positivo, por outro ele pode gerar prejuízos, caso não seja feito do modo correto.
Isso porque muitas vezes as negociações são feitas de modo informal, sem nenhuma garantia jurídica dos termos acordados. Se por um lado essa falta de regulamentação diminui a burocracia, por outro, gera falta de segurança nas negociações, o que pode resultar em perdas financeiras.
Uma boa solução para quem deseja fazer negócio pela internet sem se expor a riscos é usar a plataforma online InstaCarro, que garante um processo de compra e venda totalmente seguro e de acordo com as garantias exigidas pela lei. Para usar a plataforma, basta fazer o cadastro na ferramenta e ter acesso aos benefícios oferecidos.
2. Risco do site de venda de carros sair do ar
Na hora de escolher onde anunciar seu veículo, é essencial avaliar a credibilidade do site no mercado, a fim de garantir que o endereço eletrônico esteja sempre no ar e, principalmente, a segurança dos dados fornecidos pelo proprietário na hora de fazer o cadastro de divulgação do carro.
O ideal é fazer uma pesquisa e consultar as avaliações de outros usuários sobre a empresa, assim como consultar conhecidos, amigos, familiares e até mesmo órgãos de proteção de consumidor e sites de reclamações. Afinal, se o site ficar fora do ar, seu veículo não será visto pelos potenciais compradores, ou seja, vai demorar mais para ser vendido.
3. Alta concorrência que desvaloriza o veículo
Todo mercado é regido pela lei da oferta e da procura, portanto, quanto mais veículos forem anunciados, menos o seu veículo vai valer. Em sites de classificados de carros, existe um grande volume de veículos cadastrados sem critérios definidos, e isso pode comprometer a valorização do seu automóvel.
4. Comparação injusta com veículos semelhantes
Como qualquer pessoa com acesso à internet pode anunciar em sites de classificados de carros, a concorrência acaba se mostrando elevada, sendo que muitas vezes veículos semelhantes ao seu, porém com menos opcionais e/ou em pior estado de conservação, podem levar vantagem indevida em comparação feita pelo comprador. Isso porque, como a análise não é feita pessoalmente, mas sim por imagens, muitos defeitos podem ser camuflados no anúncio.
Outro ponto de desvantagem é a possibilidade de edição nas imagens, tão comum e acessível hoje em dia, que permite a modificação das fotos de carros que vão concorrer com o seu, mesmo que o automóvel não seja realmente de acordo com o que está sendo mostrado.
5. Falta de garantia de recebimento
Apesar da praticidade incontestável, a internet também pode ser um local vulnerável a golpes, por isso é importante que o vendedor esteja atento na hora de escolher onde anunciar o seu veículo. No caso dos sites de vendas de carro, como o processo é feito totalmente entre vendedor e comprador, as garantias de pagamento podem ser comprometidas, sendo que, em caso de algum problema, os meios legais de recebimento podem ser bem mais difíceis.
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